segunda-feira, 30 de abril de 2012

NOSSOS PATROCINADORES (4)
PALÁCIO RIO BRANCO SEDE DA SECULT-BA

Além das agências de fomento à pesquisa nosso 1º Seminário de Formação e Capacitação em Cultura conta com o apoio da SECULT-Ba. Muitos dos meus amigos do FB conhecem a SECULT aqui do Estado da Bahia mas será que sabem que nesse formato atual ela é muito nova??? Pois eis aqui um pouquinho da história...e quando puderem façam uma visita à sede da SECULT, o Palácio Rio Branco é uma jóia ao lado do Elevador Lacerda e sua vista para a Baía de Todos os Santos...

Em 15 de julho de 1987, o então governador Waldir Pires criou pela primeira vez uma secretaria específica para gerir a cultura no Estado. O novo órgão foi instituído com a Lei 4.697. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia tinha a proposta de “preservar a memória e a tradição do Estado, fomentar as ações culturais dos segmentos da sociedade e fornecer condições para o livre desenvolvimento das ações culturais”. O surgimento deste órgão visava proporcionar autonomia ao segmento da cultura, antes veiculado à função educação, além de abrir um canal mais direto de entendimento com o recém-criado Ministério da Cultura – Minc. Através da Lei 5.121/89, reguladora da reforma administrativa no Estado, o governador Nilo Coelho reformulou a Secretaria Estadual de Cultura, extinguindo alguns órgãos e criando outros, modificando, inclusive, o nome da Fundação Cultural do Estado para Fundação das Artes.

Em maio de 1991, a Secretaria de Cultura foi extinta pela reforma administrativa durante o governo Antonio Carlos Magalhães através da Lei nº 6.074 de 22 de maio de 1991. No plano federal, o presidente Fernando Collor também desativou o Ministério da Cultura, Na Bahia, os antigos órgãos e atribuições da Secretaria de Cultura foram incorporados pela Secretaria de Educação que passa a se chamar, de 1991 a 1994, Secretaria de Educação e Cultura. A Fundação das Artes volta a chamar-se Fundação Cultural do Estado da Bahia.

A Secretaria da Cultura e Turismo foi criada em 1995, pela Lei nº 6.812 de 18 de dezembro, com a finalidade de “executar a política governamental destinada a apoiar a cultura, preservar a memória e o patrimônio cultural do Estado e promover o desenvolvimento do turismo e do lazer”. Mais recentemente, a Lei nº 8.538, de 20 de dezembro de 2002, promoveu novas modificações entre elas a incorporação do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB e a transferência do Arquivo Público do Estado da Bahia e acervo para a Fundação Pedro Calmon.

Embora a gestão conjunta das políticas governamentais de cultura e de turismo tenha gerado alguns ganhos, a submissão da cultura à lógica do turismo levou ao estreitamento da concepção de cultura e à subseqüente atuação limitada do Governo do Estado neste campo. A cultura baiana passou a ser baseada nos estoques culturais do Recôncavo e os investimentos concentraram-se na capital. Os principais esforços da Secretaria estavam voltados para “vender” a Bahia como um lugar interessante para se visitar.

A eleição de um governo popular na Bahia trouxe uma mudança significativa sobre a forma de conceber e gerir a cultura na Bahia. Entendida como toda criação simbólica do ser humano, a cultura passa a ser um valor em si e, por conseqüência, demandou a criação de uma secretaria específica para a área. Então, por solicitação do governador eleito Jaques Wagner e da equipe de transição de governo, a Secretaria de Cultura foi separada do Turismo, através da Lei Nº 10.549, de 28 de dezembro de 2006.

Fonte: http://www.cultura.ba.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário